sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Uma geral sobre Cavaleiro



No ano de 1948 em 16 de Dezembro, é criado pela lei municipal nº 50, o distrito de Cavaleiro e anexado ao município de Jaboatão, contudo quatorze anos depois, em 1962 o distrito é desmembrado do município de Jaboatão, pela lei estadual nº 4992, de 20 de Dezembro e elevado à categoria de município. No entanto Cavaleiro não passou muito tempo nessa categoria, já que pelo Acórdão do Tribunal de Justiça sob o mandado de segurança nº 57.072, de 31 de Agosto do ano de 1964, é extinto o município de Cavaleiro, voltando seu território a pertencer ao município de Jaboatão.

Várias outras tentativas de elevar o distrito à município ocorreram, a mais recente ocorreu em 2007, através do Projeto de Lei nº 340/68, publicado no Diário Oficial do Estado em 25 de Abril do mesmo ano, sob o argumento de que o distrito tem condições de se emancipar, por conta de sua receita, oriunda do IPTU e INSS, ITBU e IVC, o detalhe é que os políticos que apresentaram e apresentam essas propostas de emancipação já estiveram no poder e nada fizeram pela localidade com a arrecadação extraída da mesma.

Na atualidade, Cavaleiro é um distrito da cidade de Jaboatão dos Guararapes situado na Região Metropolitana de Recife. O distrito corresponde à segunda região administrativa de Jaboatão, abrangendo os bairros de Cavaleiro centro, Dois carneiros, Sucupira, e Zumbi do Pacheco, além das localidades de Monte Verde, UR 6, UR 11, Jangadinha, Alto São Sebastião, Alto da Colina, Vila Liberdade, Loteamento Santa Joana, Minha Deusa, Loteamento Sítio Zumbi, Loteamento Grande Recife, Pacheco, Três Carneiros e Vila das Aeromoças entre outras localidades de relevância. Esses bairros e localidades são dinâmicos com grande fluxo de pessoas e atividades comerciais e de serviços, com destaque para o centro comercial de Cavaleiro. O Distrito tem infra-estrutura metroviária implantada e 2 estações de trens urbanos: Marcos Freire e Jorge Lins, que conferem à área potencial para ampliar a mobilidade da população de Curado a Suape. A infra-estrutura viária abrange a BR-232 e o acesso pelo contorno da Br-101. O meio ambiente preservado na área inclui uma zona de preservação permanente: a Mata e o Açude de Jangadinha.

O Distrito de Cavaleiro ocupa a segunda posição no município quando se trata de população, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Censo realizado em 2000, eram 156.203 pessoas o que corresponde à 19% da população total de Jaboatão. A população se apresenta com maioria feminina, dividindo-se entre 81.419 mulheres o que corresponde à 52,12% do total e 74,784 indivíduos do sexo masculino o que corresponde à 47,88 % do total.

Fonte: IBGE e página da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

Um comentário:

  1. Fui morar em cavaleiro em 1979,na vista central do abrigo,amo este lugar mas fico triste com o aumento da violencia e trafico de drogas,so do tempo em que os velhos jogavam dominó até tarde e as crianças bricavam sem medo,bons tempos.

    ResponderExcluir